drácar - significado y definición. Qué es drácar
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es drácar - definición

Drakkar; Drakar; Navio dragão; Drácar; Dracares

dracar         
sm (escand drakkar, do lat draco) Embarcação usada pelos vikings e pelos piratas normandos (séc.VIII a X). Ostentava, na proa, uma figura de dragão, daí provindo o seu nome. Var: dacar.
Navios víquingues         
[- Sjöhistoriska museet - S 1620.tif|thumb|250px|Modelo de langskip - O Barco de Oseberga]
drácar      
s.m.
-mar nos primeiros séculos da era cristã, embarcação escandinava us. pelos vikings em suas expedições [Tinha formato comprido e era impulsionada a remos; menos freq. possuía uma vela redonda; tinha como figura de proa a cabeça de um dragão e, imitando-lhe o rabo, um alongamento na popa.]
-etim voc. escandinavo, talvez empr. ao lat. draco 'dragão' -sin/var dracar

Wikipedia

Dracar

Dracar ou drácar (forma aportuguesada para a palavra nórdica antiga Drakkar - navio-dragão) — designado nos países nórdicos por langskip, langskib ou långskepp — é um nome genérico pelo qual são conhecidos os navios clássicos dos viquingues, gênero que admitia algumas variações, em função tanto do tamanho (comprimento, largura e calado), como da finalidade da embarcação.

Tinha por características principais os seguintes elementos identificadores, que distinguiam essa embarcação das demais então contemporâneas: era aberto, tinha casco trincado, era dotado de vela quadrada, de um remo-leme lateral na popa, além de duas filas laterais de remos, e, exibia como adorno e a modo de carranca, uma ponta na proa, em forma de cabeça de serpente marinha.

Seu comprimento variava entre vinte e quarenta metros, e a sua largura raramente excedia três metros, podendo ter até 36 pares de remos de impulso, além do remo-leme lateral da popa. Essa embarcação rápida e flexível tinha, pois, capacidade para navegar tanto em águas profundas como rasas, e podia transportar tanto guerreiros, como passageiros e mercadorias.